Debatedores

PALESTRA DE ABERTURA (05/07/2016)

Alfabetizar letrando: Do conceito à prática pedagógica

  • Palestrante: PROFA Dra Silvia de Mattos Gasparian Colello (USP) Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1981), mestrado (1990) e doutorado (1997) pela mesma instituição. Fez especialização em Psicomotricidade. Foi professora de Educação Infantil e de Ensino Fundamental. É docente da Faculdade de Educação da USP desde 1982, atuando nas áreas de Psicologia da Educação e Linguagem nos cursos de Pedagogia, Licenciatura e Pós-graduação. Como coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização e Letramento - GEAL, orienta e desenvolve trabalhos sobre o ensino e a aprendizagem da língua escrita e formação de professores. Membro fundador da Sociedade Brasileira de Alfabetização. É autora de diversos artigos, dos livros "Alfabetização em questão" (1995/2004) e "A escola que (não) ensina a escrever" (2007/2012), e coautora de "Alfabetização e letramento: pontos e contrapontos" (2010/2011). Foi organizadora da obra Textos em contextos: reflexões sobre o ensino da língua escrita (2011).

MESA-REDONDA (06/07/2016)

Alfabetização para além das letras

  • Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura (USP) Debatedor Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2005). Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo (1976), mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1983), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1992) e Professor associado da Universidade de São Paulo (2000). Área de atuação: Educação Matemática com foco em metodologia do ensino de matemática, formação de professores e Teoria da Atividade. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica - GEPAPe.
  • Profa. Dra. Claudia Maria Mendes Gontijo (UFES) Debatedora Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1986), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1996), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001) é pós-doutorado na Universidade da Califórnia, Berkeley, Califórnia, Estados Unidos. Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Alfabetização, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização, leitura, escrita, história e crianças.
  • Profa. Dra. Maria Angélica Olivo Francisco Lucas (UEM) Mediadora Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (1987), mestre em Educação também pela Universidade Estadual de Maringá (1999) e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Maringá onde trabalha desde 1998 e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) desta instituição. Tem experiência na área educacional, tendo atuado como professora de educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental, orientadora educacional e coordenadora de educação infantil e alfabetização da Secretaria de Educação do Município de Maringá. Coordena projetos de pesquisa, ensino e extensão regularmente. Atua no Curso de Pedagogia como professora da área de Prática de Ensino, ministrando a disciplina Formação e Ação Docente na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Estagio Curricular Supervisionado. É vice líder do Grupo de Pesquisa e Ensino "Trabalho Educativo e Escolarização" (GENTEE). Desenvolve estudos e pesquisas a respeito dos seguintes temas: alfabetização, letramento e formação de professores.

MESA-REDONDA (07/07/2016)

Alfabetização: Experiências formativas

  • Profa. Dra. Marta Sueli de Faria Sforni (UEM) Debatedora Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (1986), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (1996), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo - USP (2003) e pós-doutorado pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (2014). Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Maringá e membro do corpo docente do Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, aprendizagem conceitual, desenvolvimento humano e teoria da atividade.
  • Profa. Alessandra Martinho de Oliveira (CAP) Debatedora Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2005). Atualmente é professora pedagoga e coordenadora de planejamento do Ensino Médio e professora do 1º ano do Ensino Fundamental I, ambos no Colégio de Aplicação Pedagógica da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Educação infantil, Ensino Fundamental I e II e em Educação de Jovens e Adultos.
  • Profa. Dra. Elsa Midori Shimazaki (UEM) Debatedora Graduada em Letras Anglo-Portuguesas pela Universidade Estadual de Maringá e em Pedagogia pela Fundação Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari; Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas; Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. É professora associada do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. Faz parte do grupo de pesquisa Aprendizagem e Desenvolvimento Escolar e é líder do grupo de pesquisa Educação, Linguagem e Letramento. Atua nas áreas de Educação Especial; Educação Matemática, Leitura e Escrita. Atualmente realiza estágio de pós-doutorado no Programa e Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá.
  • Profa. Viviane Gislaine Caetano Auada (PNAIC/UEM) Debatedora Possui graduação em Letras - Português/Francês pela Universidade Estadual de Maringá (2009). Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena pela Faculdade Instituto Superior de Educação do Paraná - INSEP (2013). Pós-Graduação lato sensu em Língua Portuguesa: Teoria e Prática pela Faculdade de Tecnologia América do Sul (2012). Pós-Graduação lato sensu em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade Instituto Superior de Educação do Paraná (2014). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2015). Atualmente é doutoranda em Educação na mesma instituição.
  • Profa. Dra. Jani Alves da Silva Moreira (UEM) Mediadora Possui doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2012), com estágio no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior - PSDE/CAPES. Tem Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2006). Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM) e Docente Adjunto da Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP), na área de Políticas Públicas e Gestão Educacional. Líder do GEPEFI/CNPq - Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação.